Mandubé
Nome popular:
Mandubé, Palmito, Fidalgo
Nome científico:
Ageneiosus brevifilisFamília:
Ageneiosidae
Distribuição Geográfica:
Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata.
Descrição:
Peixe de couro; corpo alto e um pouco comprimido; cabeça larga e achatada; e boca muito grande. O olho é lateral e a abertura branquial pequena (características da família). A coloração é azul escuro no dorso, sendo que o flanco é amarelado, clareando em direção ao ventre. Espécie de médio porte, alcança cerca de 50 cm de comprimento total e 2,5kg. Existem outras espécies do mesmo gênero, também conhecidas pelos mesmos nomes vulgares, mas não são tão comuns quanto A. brevifilis, são menores e diferem no padrão de coloração.
Ecologia:
Espécie carnívora, alimenta-se de peixes e invertebrados (camarões e insetos). Vive ao longo dos rios, nos remansos entre as corredeiras. É muito apreciada como alimento em algumas regiões.
Equipamentos:
O material é do tipo leve, com molinete ou carretilha; linha 0,30 a 0,40 lb; anzóis de n° 2 a 8.
Iscas:
Pedaços de peixes (lambari, sauá etc.), minhoca, pitu, insetos, coração e fígado de boi, e tripa de galinha.
chama eu para pesca com vcis mel sonho mel
ResponderExcluirPega-se também com uma isca viva de piranha pequena, da seguinte forma. Isca-se a piranhinha em anzol sem chumbada com uns 5 cm de distancia entre o anzol e uma boia media, solta-se a linha e piranha fica se debatendo e rodando sem poder afundar é quando ele ataca a isca. Este procedimento é utilizado no rio Caracuru afluente do RIO JARI, Monte-Dourado, PARÁ.
ResponderExcluirEsse peixe também e conhecido na região Amazônica como mapará.
ResponderExcluir